terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Com mais ou menos água se fazem as ondas

 
No texto-legenda não consta nenhuma referência à minha "velhota". Qualquer coisita como "a quarta a contar da direita, na primeira fila, é a professora Zélia", chegava. A minha mui estimada professora Zélia era, por esta altura, a diretora-interina da escola do magistério primário e, no mesmo ano, foi galardoada, mui justamente, com a medalha honorífica da ordem da instrução pública. Estou, por estas e únicas razões, mui estupefato e mui magoado pela indiferença que o autor do livro votou à gloriosa minha mãe. Mas também mui maravilhado. A omissão dá azo à dúvida: será, não será?; e há logo tema para conversa com os irmãos e amigos. O livro é pródigo em gralhas que merecem mais do entusiasmado jogo de pesquisa e interatividade. Mui sinceramente, gosto de corrigir as ignaras obras, fazem-me sentir dentro delas (um elogio sincero). Na página apresentada, a data de 1945 é completamente absurda. E bastaria olhar para a fotografia com olhos de ver: uma piscina municipal deste tamanho em 1945 bem no interior angolano?!
 
***