segunda-feira, 22 de abril de 2013

A cancela iluminada


As hortas têm uma aparência miserável. As cercas são sempre toscas e às vezes há ferro velho espalhado. É raro mas já vi penicos em hortas. Anteontem, sábado, furei o pé esquerdo com um prego enferrujado. À noite killei as anaeróbias todas com água oxigenada mas depois lembrei-me de ver a validade da vacina contra o tétano e... azar, tenho mesmo que ir agora ao centro de saúde. Se eu sou alguém sou-o, literalmente, graças ao barro. Acabado de chegar do outro hemisfério com 18 anos tudo me parecia ao contrário, e tudo, neste caso, era o movimento da terra e dos astros; estávamos no Saldanha, em Lisboa, quando o meu irmão me perguntou para onde era o norte e eu apontei-o pelo caminho mais longo: pelo sul. Mas foi a última vez. Depressa me reprogramei, agora sinto com muita força o ferro magnético. Vim do barro, sou barro. E vou já às vacinas. Inté. Paulo Costa. P.S. Este post é dedicado à Terra.
 
***