domingo, 22 de abril de 2012

Mais de duzentas lembranças curtas de Londres


- parece-me.

Durante as duas primeiras semanas residi numa «pensão portuguesa» de um moçambicano nascido em Goa. Estava relativamente perto de tudo, do cemitério de Santa Maria, de Angola e do Martim Moniz. Mas pagava caro. Gibsy, então, arranjou-me em Newham um quarto, fiz contas e lá fui, de metro, conhecê-lo. Sem muita conversa, decidi ficar. Bastava mudar uma vez de combóio e estava no Santa Maria em pouco tempo. Tinha outras vantagens, apanhava o Gabriel em Hackney, o Gibsy entrava comigo em Upton Park e a Mary, se a memória não me falha, subia antes de nós, vinda não sei de onde. E libertava-me do português porque eu fui para Londres com aparelhagem para concentrar-me no cockney, lembrava-me muito o gaguejar dos boximanes.
***