domingo, 29 de abril de 2012

Fim


Esta equipa do Porto não conseguiu disfarçar as arbitragens. Há épocas em que sim, disfarçam muito bem, mas nesta não, tem um treinador de 'segunda', tem uma equipa de 'segunda' e um 'gordo' que não se equilibra nas pernas. É verdade, esta equipa, em futebol jogado é inferior ao 4º lugar do nosso campeonato. O Sporting, desportivamente falando, em 'jogo-jogado' é superior a esta equipa do Porto que disfarçou muito mal as arbitragens.

Como jogar sem árbitros não é possível das duas uma: ou meios tecnológicos para cima, com força. Ou contratam-se árbitros estrangeiros. Já há jogadores estrangeiros, penso que são a maioria, e até somos governados por uma troika estrangeira... E do ponto de vista do custo se calhar o sistema ficava mais barato.

Quanto a 'virar' os árbitros, como o Porto fez, a partir daquele célebre diagnóstico do Pedroto "sem conquistarmos a arbitragem não vamos a lado nenhum", claro que não estou de acordo. Eu sei que é uma solução à Jardim, à Pinto da Costa e a outras excrescências 'democráticas' vencedoras, e sei que, sem juros, a arbitragem deve uns 10 campeonatos ao Benfica. Mas o desporto talvez seja a única manifestação dos homens na qual «a verdade» pode ser, simplesmente feia. Por isso é que há um nome próprio para a desonestidade: batota.

***